Home Theater

História

Nos anos 50, assistir filmes em casa se tornou popular nos Estados Unidos na medida que o projetor da Kodak de 8mm se tornou mais acessível. O desenvolvimento de sistemas de áudio multi-canal e depois do LaserDisc nos anos 80 criou um novo paradigma para o cinema em casa. No início dos anos 90, um típico cinema em casa tinha um tocador de LaserDics ou fita cassete alimentando um sistema de televisão de projeção traseira. Algumas pessoas utilizam caros projetores frontais em um ambiente escuro para visualização.

No final dos anos 90 se iniciou, e perpetuou por boa parte dos anos 2000, a tecnologia de cinema em casa evoluiu com o desenvolvimento do formatio de vídeo em DVD, sistemas de caixas acústicas em Dolby Digital 5.1 canais (som surround) e televisões de alta-definição (HDTV). A partir dos anos 2010, a tecnologia de televisão 3D e o disco Bluray levaram o home theater a uma nova era tecnológica.


home theater - automação residencial são paulo

Evoluções Recentes

Nos anos 2000, o termo "cinema em casa" engloba uma série de sistemas desenhados para reprodução do filme em casa. O sistema mais básico e econômico pode ser um tocador DVD, uma TV de tela grande em definição padrão (SD) com pelo menos 27 polegadas (69 cm) de tela na diagonal, e um sistema de caixas de som surround "home in a box" com um subwoofer.
Um sistema de cinema em casa mais caro pode incluir um tocador de disco Blu-ray, um computador Home Theater PC (HTPC) ou digital media receiver com um interface de usuário de 3 metros, a projetor de vídeo de alta definição e uma tela de projeção com mais de 100 polegadas (2.5 metros) de tamanho diagonal, e diversos receivers para home theater de mais de mil watts de 5 a sete caixas com surround somado a um poderoso subwoofer. Home Theater 3D-TV utilizam projetores/televisores 3D  e tocadores Blu-ray 3D no qual os usuários utilizam óculos 3D, lhes possibilitando assistirem conteúdo em 3D

Layouts e design do home theater são escolhas pessoais, e o mínimo de requerimento para um home theater são: Um pacote de televisão ou video projetor, LCD, Digital Light Processing (DLP), tela de plasma, diodo emissor de luz orgânico, TV a laser, televisão de projeção traseira, projetor de vídeo, Televisao de definição padrão, televisão de alta-definição, ou Televisão em 3D de no mínimo 27 polegadas (69 cm) mensurados diagonalmente, um receiver de audio e video ou pré-amplificador (processador surround) e uma combinação de amplificação capaz de pelo menos produzir som stereo porém preferencialmente sistemas de audio de 5.1 Canais Dolby Digital ou DTS, ou algo que toque ou compartilhe filmes em pelo menos som estéreo como uma tocador de fita cassete ou LaserDisc, um tocador de DVD e/ou tocador de disco Blu-ray, receptor de TV aberta ou a cabo, console de video game, etc.
Finalmente um pacote de caixas acústica, no mínimo duas, são necessárias porém preferencialmente de seis a oito  com um subwoofer para efeitos de grave e baixa-frequencia.

Os sistemas de home theater mais caros, que podem custar mais de R$250,000, possuem projetores digitais bem caros e telas de projeção, e talvez salas de projeção personalizadas que incluem cadeiras de cinema e equipamentos de som de nível para audiófilo desenhados para imitar (e em alguns casos exceder) performance de cinemas comerciais. Enquanto os mais comercializados custam por volta de R$15,000.

Design

Atualmente, cinema em casa implica em uma real "experiência de cinema" e desta forma uma maior qualidade no misto de componentes que uma televisão com caixas embutidas proporcionam. Um típico home theater incui as seguintes partes:

Equipamentos para entrada de Audio e Video: Uma ou mais fonte de audio e video: Formatos de filme em alta qualidade como por exemplo Blu-ray são preferido, apesar de usualmente incluir um tocador de DVD, fita-cassete ou LaserDisco e/ou consoles de video games. Muitos home theater atualmente incluiem um Home Theater PC (HTPC) com um software central de mídia para agir como biblioteca digital para conteúdo de video e música usando interface de usuário e controle remoto.